Princípios Fundamentais da Pedagogia: Hugo de S. Vítor é apresentado no Grupo de Estudos em Setembro
Nesta terça-feira, 26, às 19h15, o Grupo de Estudos Santo Henrique de Ossó se reúne abertamente para exposição da obra “Princípios Fundamentais da Pedagogia” (Hugo de São Vítor). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link, e a participação pode ser presencial ou remota.
Na obra, aborda-se uma concepção pedagógica diferente da maioria dos educadores modernos. Essa pedagogia não é uma utopia, mas uma prática real que existiu na Europa no século XII, na escola de São Vítor, transcende seu tempo. Nesta publicação, há 3 textos do mestre vitorino: Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar; Opúsculo sobre a arte de meditar; Tratado dos Três dias, além de um ensaio sobre a Escola Vitorina, escrito por Monsenhor Hugonin (bispo de Bayeux – França, no final do século XIX), e a introdução, de autoria do tradutor e selecionador de textos Antônio D. P. Rosa.
Hugo de São Vítor, teólogo e educador do século XII, liderou a escola de São Vítor, destacando sua importância na história da educação. Hugo é notável por ser não apenas um teólogo, mas também um diretor de escola. Além disso, seus trabalhos podem ser divididos em quatro grupos: os exegéticos, os ascéticos, os dogmáticos e os pedagógicos (nesta obra, a ênfase é nos últimos). A singularidade da pedagogia de Hugo integra harmoniosamente a vida intelectual e espiritual dos alunos, contribuindo para seu desenvolvimento mútuo. Segundo o tradutor e organizador, isso é comparado às abordagens de outros teólogos e educadores notáveis, como São Tomás de Aquino e Santo Antonio de Pádua.
RESUMO
Grupo de Estudos Santo Henrique de Ossó – Setembro
Data/Hora: Terça, 26/09, às 19h15
Inscrições gratuitas (presencial e remota): Link