A conexão de Leipzig – Grupo de Estudos
No próximo dia 27/04, às 18h30, no Espaço Sancta Familia, haverá mais uma exposição do Grupo Estudos Santo Henrique de Ossó com transmissão simultânea on-line para inscritos
Na obra “A conexão de Leipzig”, Paolo Lioni descreve o processo de mudança da Educação nos EUA no fim do século XIX e início do XX, a partir da influência do trabalho do alemão W. Wundt, fundador da Psicologia Experimental, na Universidade de Leipzig na Alemanha, e sua culminância com a atuação do americano John Dewey.
A educação passa a ser considerada como habilidade de usar a força do homem com certos fins sociais, ou mesmo na habilidade de compartilhar as experiências de outros; o professor, guia para a socialização da criança, gerador de experiências de aprendizagem; e o homem, um animal abandonado às suas reações. Do ponto de vista teórico, mostram-se a passagem da psicologia de ramo da filosofia para parte da fisiologia, os consequentes discípulos americanos de Wundt e suas pesquisas educacionais, e, do ponto político-econômico, apresenta-se a influência das fundações Carnegie, Ford e Rockefeller, na implementação de laboratórios e de programas educacionais.
As inscrições podem ser feitas por este link. O cronograma das obras deste ano está disponível na página do Grupo.